sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ayurveda e Endometriose


Sob o ponto de vista do Ayurveda, a endometriose envolve os Doshas Vata (dor) e Pitta( inflamação e sangramento) e Kapha (estagnação do sangue na pelve).
Ou seja, você pode ter uma endometriose com características mais de Vata (mais dor) ou de Pitta ( sangramento abundante, inflamação mais evidente) ou Kapha, sensação de "peso", que vai variar de acordo com a sua Prakruti
( constituição básica).
Lembro aqui que no Ayurveda a abordagem vai ser de acordo com os doshas que estão em desequilíbrio e não da doença de maneira isolada.
Nunca devemos esquecer que o tratamento é do indivíduo com endometriose, e não da doença ,já que acreditamos que se equilibrarmos os doshas, conseguiremos reduzir os sintomas e as manifestações da mesma.

O processo de adoecimento do ponto de vista do Ayurveda segue um padrão diferente do que consideramos na medicina ocidental.
Quando os doshas ficam desarmonizados geram perturbações que na medicina convencional são diagnosticadas como “sintomas não específicos” como, por exemplo, uma febre,constipação intestinal,muco.
Sob o olhar ayurvédico, quando vemos os sintomas acima, já podemos perceber que existe um desequilíbrio respectivamente de Pitta ,Vata e Kapha.
No momento que os doshas entram em desarmonia, iniciam um ciclo de seis fases no organismo que podem se reconhecidas e determinadas segundo observação, questionamento e exame físico.
1. Acúmulo;
2. Agravamento;
3. Transbordamento;
4. Reposicionamento;
5. Manifestação;
6. Diversificação, complicação, danos aos órgãos.
Para o ayurveda é muito importante que a doença não passe das fases 1 e 2, quando ainda estão no aparelho digestivo e são facilmente tratadas.

Dieta equilibrada conforme a sua constituição,enemas, ervas, e desintoxicações ,abhyanga e outras terapias, ajudam a manter os doshas equilibrados.

Vemos então, que quando a endometriose se manifesta, os doshas já estavam há muito tempo desequilibrados e já haviam passado por todas as fases da doença até chegar no ponto aonde vários órgãos foram afetados. Provavelmente esse paciente já apresentava sintomas mas leves,que foram ignorados ou tratados paliativamente, até que chegasse ao ponto em que a endometriose se manifestou.

Como a endometriose envolve o tecido sanguíneo ( Rakta dhatu) podemos usar algumas ervas medicinais que tem ação sobre este tecido,como o Aloe Vera, que é considerado um depurador do sangue, açafrão e mirra, que são boas associações para reduzir coágulos e dor.
É importante ressaltar que uma avaliação deve ser feita por um profissional experiente, que consiga diagnosticar a sua constituição ( Prakruti) e os desequilíbrios (Vikruti) pois o tratamento é individual e personalizado e o que favorece uma pessoa pode não servir para outro paciente de constituição diversa.

Namaste!





5 comentários:

  1. Como consigo fazer uma avaliação? Tenho endometriose há mais de 15 anos e hoje faço tratamento para tentar engravidar, mas o sangramento não sessa.

    Desde já agradeço atenção.

    npriscila@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Como faço para fazer uma avaliação, tenho endometriose

    ResponderExcluir